Você já ouviu falar na tireoide de hashimoto? Essa é uma doença autoimune causada por uma alteração no sistema imunológico. Com isso, o organismo desenvolve anticorpos que afetam as células da tireoide, uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço.
Essa glândula tem uma função muito importante, contribuindo com a produção de hormônios responsáveis pela regulação das células do corpo. Deste modo, quando há alteração na tireoide, podem surgir complicações, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.
A tireoide de hashimoto se apresenta mais em mulheres, muitas vezes, tem origem genética e costuma ocorrer em maior número com o envelhecimento. Também vale dizer que essa se trata de uma condição que evolui de modo lento. Por isso, comumente, os sintomas só aparecem quando o hipotireoidismo se manifesta.
Entre os principais sintomas da tireoide de hashimoto, estão:
- Cansaço constante
- Queda de cabelo e unhas fracas
- Pele seca
- Prisão de ventre
- Pescoço inchado
- Depressão
- Intolerância ao frio
- Sonolência
- Ganho de peso
Como realizar o diagnóstico
Para realizar o diagnóstico, é preciso procurar um endocrinologista, que irá avaliar as suas queixas e ver se há relação com a tireoide de hashimoto. Além disso, o profissional solicita exames de sangue, visando verificar a quantidade de hormônios tireoidianos T3 e T4.
Espero que este conteúdo tenha esclarecido o assunto, mas se ficou alguma dúvida, comenta que eu te respondo ou entre em contato através do WhatsApp.